O GRES Unidos de Lucas, surgiu da fusão de duas escolas de samba de Parada de Lucas, a Aprendizes de Lucas (fundada em 15 de novembro de 1932) com a Unidos da Capela (fundada em 15 de janeiro de 1933) que foi campeã do carnaval em 1960.
A Aprendizes de Lucas, fundada em 15 de novembro de 1932, jamais foi campeã, embora tivesse leito excelentes desfiles. Entre seus fundadores, lembramos nomes como José Serrão (Cartola) Octacilio Marques, Jorge Novais (Joca) e Claudionor Saldanha. Jorge e Claudionor sugeriram o nome da escola, e Cartola suas cores.
A Unidos da Capela, fundada em 15 de janeiro de 1933, foi campeã em 1950 e 1960. Entre seus fundadores, citamos João Lé, Businfa, Alberto de Souza Carvalho, entre outros. Foi possivelmente a primeira escola a ter, entre seus filiados, homens de cor branca. Também primeira na organização de um curso de alfabetização.
Em 1966, as duas escolas se uniram surgindo a Unidos de Lucas, a "Galo de Ouro da Leopoldina". São fundadores D’artang Alves Campos (Businfa), Marco Aurélio Guimarães (Jangada), Asteclíneo Joaquim da Silva, Flogentino dos Santos (Morenito), Herlito Machado da Fonseca (Tolito), entre outros.
Nos primeiros anos da união das escolas, a Unidos de Lucas se manteve no grupo principal, tendo emplacado em 1968 um dos mais belos sambas-enredo de todos os tempos, segundo os especialistas. Sublime Pergaminho se tornou um clássico e foi inclusive gravado por Martinho da Vila. No entanto, com o passar dos anos, a escola não conseguiu se manter no Primeiro Grupo, e atualmente se encontra no Grupo B. Em 2005, reeditou um enredo clássico: Mar Baiano em Noite de Gala, tema apresentado em 1976. O grande sucesso do samba-enredo fez com que o Galo de Ouro optasse por mais uma reedição no carnaval seguinte. O tema escolhido para 2006 foi Lua Viajante, enredo da escola em 1982.
Unidos da Capela,a primeira a ser fundada,se localizava á direita da estação de Lucas-direção Caxias-adotando as cores azul e branco.
Logo depois,surgiu a Aprendizes de Lucas, criadas por um grupo “dissedente” da Unidos da Capela,adotando as cores verde e branco.
Por um período de mais de trinta anos,ambas as Escolas se tornaram grandes rivais e marcaram,de maneira positiva,as suas participações no Cenário do Samba.
Falemos um pouco da Unidos da Capela, de cores azul e branco, que adotou-as de sua padroeira – N. Sra. Da Conceição-cultuada na Capela daquela região,daí também o seu nome.
Nasceu como equipe de futebol, teve como destaque a força de ritmo de sua bateria, que introduziu inovações de vários instrumentos,como o Prato Metálico, Tacos de Madeirae outros, que davam um som especial,e um especial,e um balanço, diferente das outras baterias.
Por isso, passou a ser conhecida como a “ Tabajara do Samba”, em alusão a melhor do Brasil, naquela época.
De seus Grandes Carnavais apresentados, destacamos o de 1960-Produtos e Costumes da Nossa Terra” que levou a Escola ao primeiro(1º) lugar, empatando com outras quatro co-irmãs( Manqueira. Portela , Império e Salqueiro ).
Dentre as coisas marcantes de sua história, está um refrão que se tornou conhecido em toda parte- “ Oi Abram Alas, Deixa a Capela Passar”. A Unidos da Capela foi pioneira no Brasil, na educação de sua comunidade, tendo a sua sede utilizada para uma escola municipal de Alfabetização.
Agora falemos da Aprendizes de Lucas –fundada adotando as cores verde e branco, tem como referencia geográfica, o lado esquerdo da Estação de Parada de Lucas ( direção Caxias ), e a Igreija de São Sebastião, seu Padroiro e Protetor.
Considerada uma Escola de maior aquisitivo, na época, tendo em sua “ ala dos compositores” o ponto de destaque, durante mais de trinta( 30) anos, participou de grandes desfiles, com sambas memoráveis, alegorias muito bem executadas e bem enredos.
Com a ajuda da comunidade, nesses longos anos de desfiles, teve importamte participações, apresentando Fantasias luxuosas, de alto valor Figurinos criativos, marcando esta, posição destacada.
Um dos mais importantes carnavais da Aprendizes de Lucas, teve como Enredo-“ Um pouco do Sul “- conhecido como “ Festa da Uva ‘, que retratava coisas do Rio Grande do Sul, principalmente a Festa da Uva, que era uma grande novidade naquela época.
Como a contibuição inovadora, para o mundo do samba, introduziu a ‘Frigideira”, como instrumento de ritmo, e tinha em sua bateria um dos maiores nomes na história do tamborim, o Mestre GARGALHADA”, branco,português de cabo verde,conquistou o primeiro tamborim de Ouro, no Brasil.
Com a profissionalização das Escolas das Escola e dos Desfiles, além do alto custo financeiro, seria inviável, que duas Escolas no mesmo Bairro, seguissem só, suas trajetórias.
Então um grupo de adeptos de ambas Escolas, que a muito tempo lutavam pela fusão , atingiram os seus ideais, fazendo a união do Samba de Lucas.
Isso aconteceu em 1966.
Quando desfilou pela primeira vez, em 1967, com Enredo “ Festas Tradicionais do Rio de Janeiro”, adotando as cores Vermelho e Amarelo Ouro, sugeridas pelo Carnavalhesco Clóvis Bornay , teve como Padrinho a Cantora Elizete Cardoso,” A Divina” e Hermínio belo de Crvalho, que substitui o Poeta e Compositor Vinicius de Moraes.
Seu Símbolo é um Galo Dourado, daí o nome “ Galo de Ouro”
A Escola Unidos de Lucas teve seu grande reconhecimento no carnaval de 1968 segundo ano de sua fundação, com o Enredo- A HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL _ ( Sublime Pergaminho ) , obtendo sua melhor colocação no Grupo de Elite-5º lugar e seu Samba entrou para a Galeria dos Sambas mais bonito da História dos Sambas de Enredo, tendo sido apontado pela Crônica especializada como melhor Samba do Desfile.
Outros Carnavais se sucederam durante durante estas três décadas, Carnavais marcantes, que não tiveram o êxito desejado, pelo baixo poder aquisitivo de Escola.
Dentre eles, destacamos:
- BRASIL 200MILHAS;
- MULATA MAIOR;
- CIDADES FEITAS DE MEMÓRIA;
- MAR BAIANO EM NOITE DE GALA;
- FRANÇA, BUMBA E ASSOMBRAÇÃO NO MARANHÃO;
- O IMPERADOR DE PARADA DE LUCAS;
- LUIZ GONZAGA LUA VIAJANTE;
- COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DE GRAÇA;
- NA GINGA DO SAMBA , AÍ VEM ATHAULFO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário